Objetivos:
Conteúdo:
ETAPAS DO ROTEIRO:
Requisito: Jovens e adultos a partir de 15 anos
Início: Sábados 03 a 24/08 - 9:00 às 12:00h
Inscrição:
CONTATO (Das 08h às 17h): 71 99980-0097 (Whatsapp) / 71 3616-7054 - Priscila Peixoto
SOBRE O INSTRUTOR:
Gildon Oliveira - Doutor e mestre em artes cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) tendo como linha de pesquisa a dramaturgia. Especialista em Roteiros para Audiovisual e Graduado em Comunicação Social - Rádio e Tv. Atua desenvolvendo dramaturgia para Teatro, Cinema e Televisão desde 2004.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ARISTÓTELES. Poética. Traduzida por Eudoro de Souza. In: Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973. Pp. 439-453.
CAMPOS, Flávio de. Roteiro de Cinema e Televisão, a arte e a técnica de imaginar, perceber e narrar uma estória. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda. 2007. 407 p.
CARRIERE, Jean Claude. A Linguagem Secreta do Cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1994. 221 p.
CARRIERE, Jean Claude e BONITZER, Pascal. Prática do Roteiro Cinematográfico. Tradução de Teresa de Almeida. São Paulo: JSN Editora. 1996. 144 p.
CHION, Michel. O roteiro de cinema. Traduzido por Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1989. 288p.
COMPARATO, Doc. Da criaçãoaoroteiro.Traduzido por Gabriela Alves Neves. Lisboa: Perga- minho, 1993. 287p.
COMPARATO, Doc. Roteiro. Arte e técnica de escrever para cinema e televisão. 2a Ed. Rio de Janeiro: Nórdica, 1983. 262p.
FIELD, Syd. Manual do Roteiro. Traduzido por Álvaro Ramos. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995. 223p.
HOWARD, David e Edward Mabley. Teoria e Prática do Roteiro. Traduzido por Beth Vieira. São Paulo: Editora Globo S.A. 1996. 403p.
MACHALSKI, Michael. El Guión Cinematográfico. San Antonio de Los Baños, Cuba: Escuela Internacional de Cine y TV. 2009. 162 p.
MACIEL, Luiz Carlos. O Poder do Clímax: Fundamentos do roteiro de cinema e TV. Rio de Janeiro: Record, 2003. 158p.
MARQUEZ, Gabriel Garcia. Gabriel García Márquez conta Como Contar Um conto. Traduzido por Eric Nepomuceno. Niterói: Casa Jorge Editorial, 1995. 307p.
MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. Traduzido por Flávio Pinto Vieira e Teresinha Alves Pereira. Belo Horizonte: Itatiaia, 1963. 222p.
SOURIAU, Etienne. As duzentas mil situações dramáticas. Traduzido por Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Ática, 1993. 230p
STANISLAVSKI, Constantin. A construção do personagem. Traduzido por Pontes de Paula Lima. 2a ed. Rio de Janeiro: CivilizaçãoBrasileira, 1983. 326p.
VOGLER, Christopher. A jornada do escritor. Estruturas míticas para contadores de histórias e roteiristas. Traduzido por Ana Maria Machado. Rio de Janeiro: Ampersand, 1997. 360p.