Mostra Prêmio Bahia Aplaude 2025 | Meninas Contam a Independência
Durante todo o mês de maio, o público de Salvador terá mais uma oportunidade de assistir aos espetáculos finalistas na 30ª edição da maior premiação baiana de teatro, o Prêmio Bahia Aplaude (PBA), que vai promover uma mostra em diversos espaços culturais da cidade, além de apresentações virtuais.
O 30º Prêmio Bahia Aplaude é uma realização da Aplaude Produções e do Ministério da Cultura, sob a coordenação da Caderno 2 Produções, com patrocínio da Braskem e do Governo do Estado da Bahia, por meio do Programa Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda; e da Cateno, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Meninas Contam a Independência
Duas atrizes descobrem um misterioso jogo de tabuleiro e embarcam numa divertida jornada rumo ao resgate da memória de mulheres na história do país. "Meninas Contam a Independência" é uma "peça-jogo", um espetáculo lúdico, interativo e imprevisível como todo jogo de tabuleiro. A única certeza é que, até o final da partida, muitas serão as histórias desvendadas sobre as heroínas da Independência do Brasil na Bahia. Personagens como Joana Angélica, a Cabocla, Maria Felipa, Maria Quitéria e Urânia Vanério fazem parte das histórias, desafios e enigmas desse jogo, que ainda conta com momentos de diálogo e criações com a plateia.
Com texto e canções originais, "Meninas Contam a Independência" é o trabalho mais recente da grupA de teatro A Panacéia e está indicado como melhor espetáculo infanto-juvenil do ano de 2024 no Prêmio Bahia Aplaude. Além de difundir as histórias das personagens femininas da Independência da Bahia, o espetáculo provoca a reflexão do público sobre a invisibilização das mulheres da História.
Ficha Técnica
Atuação: Ana Luisa Fidalgo e Márcia Limma
Participação especial: Marina Fidalgo (voz em off da menina Urânia)
Direção: Lara Couto
Dramaturgia: Ana Luisa Fidalgo e Camila Guilera
Histórias das heroínas: Criação coletiva (Ana Luisa Fidalgo, Camila Guilera, Lara Couto e Márcia Limma)
Trilha Sonora Original: Carla Suzart e Neila Kadhí
Canções “O jogo” e “Cansanção” - Composição: Lara Couto;
Canção “Hina”: Criação colaborativa durante o curso MENINAS PODEM! com participação de Beatriz Argolo, Flora Leopoldino, Luma Coelho e Maria Luiza Couto.
Canção “Caretas do Mingau”- letra de criação coletiva a partir de canção popular
Arranjos: Carla Suzart e Neila Kadhí
Preparação corporal e direção de movimento: Mônica Nascimento
Figurino: Ramona Azevedo
Costureira: Márcia Azevedo
Adereços de cena e confecção de cenografia: Rita Rocha
Concepção de maquiagem: Fernanda Beltrão
Assessoria de Imprensa: Gabriela da Fonseca
Designer: Suzane Lopes (Movimento 1989)
Cobertura fotográfica e audiovisual: Roama e Ananda Mariposa
Produção: Camila Guilera
Idealização e Realização: A Panacéia